Postagens populares

domingo, 25 de setembro de 2011

Novamente o BRB sai na frente...

"
Na quarta rodada de negociações com o Sindicato, realizada nesta quinta-feira 22, o BRB apresentou contraproposta de reajuste salarial de 8% (aumento real de 0,61%) sobre todas as verbas salariais e de 10% no piso, com impacto sobre todos os VPs (vencimento padrão).

Em relação à reivindicação do Sindicato de melhorias nos equipamentos de trabalho, o BRB afirmou que está em curso processo de licitação para renovação de todas as estações. E especificamente sobre os equipamentos de caixa, em particular as leitoras eletrônicas, garantiu que lançará edital em 60 dias para fazer a substituição de todas elas por outras tecnologicamente mais avançadas. A estimativa é de que em até seis meses toda a substituição esteja finalizada.

PCCR


Ao invés de equalizar a jornada de 6 horas para os Assistentes de Negócios, no âmbito do PCCR, o BRB informou que solicitou a empresa de consultoria que apresente uma solução no sentido de que seja criado um novo nível gerencial (mantendo-se as 8 horas) para o cargo, e se comprometeu a apresentar propostas pontuais a respeito, incluindo a questão da 7ª e 8ª horas em geral e para o quadro de advogados.

Ainda sobre o PCCR, os negociadores da instituição financeira alegaram que, diante dos índices de reajuste apresentados, implantará o plano geral em janeiro de 2012, mas sem efeitos retroativos - o que o Sindicato rejeitou ainda na mesa de negociação.

Pausa de 10 minutos


O respeito à pausa de dez minutos para os caixas, já prevista em acordo coletivo, também foi cobrado pelo Sindicato. Em resposta, o banco se comprometeu a institucionalizá-la como política de trabalho, bem como providenciará programa de esclarecimento com todos os gestores e funcionários de cada PA (ponto de atendimento), com ênfase nos aspectos de saúde. Os representantes do BRB garantiram o cumprimento do tempo da pausa de dez minutos de descanso, sendo que a prática do exercício da ginástica laboral durante esse intervalo será facultativa.

Mais contratações


Cobrado pelo Sindicato sobre a necessidade de ampliação do quadro de funcionários para atender à crescente demanda, principalmente nas agências, o BRB garantiu que contratará pelo menos 600 novos funcionários, em até seis meses após a realização do último concurso.

VR


O Sindicato também reforçou a reivindicação de flexibilização dos valores de referência (VRs), que implica na incorporação da parcela relativa ao tempo de serviço (como anuênios, promoções etc), além dos tetos do VR.

Substituição de caixas


O Sindicato cobrou a garantia de pagamento da semana cheia integral aos caixas eventuais, proporcional ao valor correspondente à gratificação de caixa, pela substituição do caixa efetivo, independente do número de dias trabalhados durante a semana. Atendendo à reivindicação do Sindicato, o banco disse que já está fazendo um projeto- piloto, em uma agência, embora não tenha assegurado a forma exata.

Redução de juros


Os dirigentes sindicais reiteraram a reivindicação de redução de juros e isenção de tarifas aos funcionários, extensiva aos aposentados. O BRB ficou de dar resposta na próxima negociação.

Avaliação


O Sindicato considera positivos os avanços das negociações, mas rejeitou a proposta ainda na mesa de discussões por considerá-la insuficiente, ponderando que o BRB tem condições de melhorá-la. E chama os bancários à responsabilidade neste momento crucial da Campanha Nacional. “Todos os bancários devem ficar atentos ao calendário de mobilização, participar das assembleias e atividades organizadas pelo Sindicato. É preciso que todos façam a sua parte e estejam presentes nos momentos de decisão”, destacou o secretário-geral do Sindicato, André Nepomuceno, acrescentando que espera que o BRB apresente uma contraposta que avance para além do que foi apresentado na reunião desta quinta-feira.

Nova reunião

Nova rodada de negociação ficou agendada para a próxima segunda-feira 26, quando o banco deverá apresentar respostas a todas as reivindicações dos empregados, conforme anunciou na reunião desta quinta-feira.

Renato Alves
Do Seeb Brasília"

Nenhum comentário:

Postar um comentário